É possível tratar a onicomicose com métodos naturais
0
Onicomicose é uma infecção que atinge, especialmente as unhas dos pés, mas pode atingir as das mãos também. Causada por fungos, a infecção costuma acontecer através de fontes como o solo, animais, outras pessoas, através de compartilhamento de alicates e tesouras contaminados, etc. Nos ambientes quase sempre úmidos, abafados e quentes dos calçados fechados, os fungos crescem rapidamente, alimentando-se da queratina, que é a substância de formação das unhas.
Esta infecção pode se manifestar de várias formas
- DESCOLAMENTO DA BORDA: a unha desprende-se do seu leito, normalmente iniciando pelos cantos e pode acumular material embaixo. Esta é a forma mais frequente.
- ESPESSAMENTO: as unhas engrossam e endurecem, pode surgir dor e ficar com aspecto de “unha de gavião” ou “unha de telha”.
- LEUCONÍQUIA: surgem manchas brancas.
- PARONÍQUIA (unheiro): a unha cresce com ondulações na superfície, devido à inflamação que atinge o contorno e o deixa dolorido, inchado e avermelhado.
- DESTRUIÇÃO E DEFORMIDADES: a unha se fragiliza, se torna quebradiça, quebra na parte anterior e se deforma.
Como é possível prevenir a infecção?
Os hábitos de higiene são o melhor método para prevenir a contaminação. Veja algumas dicas:
- Evite andar descalço, especialmente em pisos molhados, como vestiários, saunas, etc.;
- observe o pelo de seus animais de estimação, se houver falhas no pelo, procure o veterinário;
- não mexa na terra sem luvas;
- use material de manicure exclusivo para seu uso;
- procure arejar os pés e evite calçados fechados por muito tempo;
- evite as meias de tecidos sintéticos, dê preferência às de algodão.
Como tratar as infecções nas unhas com remédios caseiros
É possível, sim, fazer tratamentos caseiros e eficientes para combater fungos que atacam as unhas, mas lembre-se: até mesmo os tratamentos convencionais, com remédios como antifúngicos e outros, levam bastante tempo para vencer o problema, já que dependem do crescimento da unha, o que costuma demorar, além disso, os fungos são bastante resistentes. Por isso, o tratamento contra qualquer tipo de infecção por fungos exige paciência, persistência e capricho! Não deixe de fazer aplicações seguidamente e tome medidas de prevenção. Assim, os resultados aparecerão, mesmo que demorem um pouco.
RECEITA 1:
INGREDIENTES:
- 1 dente de alho;
- 1 esmalte branco;
- 5 gotas de limão;
- 5 gotas de iodo branco.
APLICAÇÃO: pique o alho bem miúdo e misture-o, juntamente com os outros ingredientes, no vidro de esmalte, deixando fechado por duas semanas. Aplique uma vez ao dia, por quinze dias.
RECEITA 2:
INGREDIENTES:
- água;
- 5 dentes de alho.
APLICAÇÃO: Ferva os dentes de alho em um pouco de água por uns cinco minutos, coloque água fria numa bacia até a metade e despeje essa água com alho. Mergulhe os pés nessa bacia por quinze minutos durante quatro semanas.
Fonte: Remédio Caseiro